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Potenciação - Vídeo 3

Qualidade

Descrição da Aula

Vídeo aula 01 ⇒ Potenciação: definição exemplos e propriedades iniciais.

Vídeo aula 02 ⇒ Propriedades das potências.

Vídeo aula 03 ⇒ Exemplos envolvendo utilização de propriedades.

Vídeo aula 04 ⇒ Potências de 10 e notação científica.

Questões

1.

Calcule o valor de cada uma das potências abaixo:

 

A)  (–4)2   

B)  ( 5 )3

C)  (3,2)2

D)  (–4,5)2

E)   –72

Questão 1

2.

Calcule o valor de cada uma das potências abaixo:

 

A)  

B)  

C)    23

D)   – 23

E)  – 34

Questão 2

3.

Obtenha o resultado da expressão abaixo:

 

Questão 3

4.

Aplicando as propriedades, reduza as expressões abaixo em uma única potência:  

    

A)  72 . 75

B)  59 : 53

C)  68 : 6 

D)   (3,2)2 . (3,2)5 . (3,2)3

E)  (–4 )2. (–4 )6 

F)  

Questão 4

5.

Aplicando as propriedades, reduza as expressões abaixo em uma única potência:

 

A)   

B)   

C)   

D)   

E)   

Questão 5

6.

Escreva na forma de produto de potências:

    

A)   (a . b)5

B)   (a3 . b2)4 

C)   (a4 . b2. c3)2

Questão 6

7.

Determine o valor numérico de cada uma das expressões abaixo:

 

Questão 7

8.

Determine o valor de cada uma das potências abaixo:

 

A)  ( 6 )–1

B)  (– 8 )–1

C)  (– 9 )–2

D)  (– 4 )–3

E)  –( 6 )–2

F)  –(–6 )–2

G)  – 7–2

Questão 8

9.

Determine o valor de cada expressão abaixo:

 

A)   (–1)0  +  5.[ (–1)2 . (–1)3  + ( –1)5 ]

B)   (–1)7 – (–1)2 – (–1)3 –14   

Questão 9

10.

Determine o valor de cada uma das potências abaixo:

 

A) 

B) 

C) 

D)

E) 

Questão 10

11.

Calcule o valor de cada expressão numérica abaixo:

 

A)  3 . 5–1

B)  9 : 8–1

C)  4. (–7)–2

D)  6.(–3)–3

E)  (4)–2 : 5

Questão 11

12.

Calcule o valor de cada expressão numérica abaixo:

 

A) 

B)  

C)  

D)  

Questão 12

13.

 Obtenha o valor numérico da expressão abaixo:

 

Questão 13

14.

Sabendo que x = 2 e que y = 3 , determine o valor numérico da expressão abaixo:

 

Questão 14

15.

Aplicando as propriedades, reduza a uma só potência:

 

A) 6 7 . 6 – 4

B) 7– 9  . 73

C) 5– 3  . 5– 6   

D) (5,1)–3  . (5,1)–8  . (5,1)5

E) (–3 )2 : (–3 )–6

F) 

G)

H) 

Questão 15

16.

Aplicando as propriedades, reduza a uma só potência:

 

A)  

B) 

C) 

D) 

E)

F)  

Questão 16

17.

Represente os números abaixo na forma de potência de 2:

 

A) 128 . 64 . 32

B) 16 . 8 : 32

C) (8 . 32)6

D) (64 : 16)8

E) (4 : 256)5

F) 

Questão 17

18.

Represente os números abaixo na forma de uma única potência: 

    

A)  81 . 27 . 3

B)  25 . 5 : 625

C)  (243 . 27)10

D)  (25 : 125)7

E) 

Questão 18

19.

Escreva cada um dos números abaixo na forma de uma potência de 10 , de acordo com a notação científica:

 

A) 100 000

B) 100 000 000

C) 10 000 000 000

D) 0,0001

E) 0,000001

F) 0,0000000001 

Questão 19

20.

Represente as expressões abaixo como uma única potência de dez:

 

A)  

 

B)  

Questão 20

21.

Escreva cada um dos números abaixo na forma de uma potência de 10 , de acordo com a notação científica:

 

A)  5 000

B)  6 000 000

C)  450 000

D)  348 000 000

E)  0,000002

F)  0,00000067

G) 0,000000458

Questão 21

22.

Escreva cada um dos números abaixo na forma de uma potência de 10 , de acordo com a notação científica:

 

A) 7 000 . 104

B) 850 000 . 10–15

C) 420 000 000 . 10–5

D) 385 000 000 . 10

E) 0,0000008 . 1013

F) 0,0000456 . 103

G) 0,0000000064 . 10–2

Questão 22

23.

Represente as expressões abaixo na notação científica: 

 

A) 5,3 . 103 .  6 . 109

B) 17 . 105 .  14 . 10 – 8

C)

D)  

Questão 23

24.

 A população brasileira no mês de novembro de 2010 era de  aproximadamente 190 700 000 habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente                    8 515 000 Km2. Represente estes valores na notação científica:

Questão 24

25.

Represente as expressões abaixo na notação científica:

 

A)  

 

B)  

 

C) 

Questão 25